quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

10 de janeiro e Michelle Bachelet. Ela vai voltar?




A trajetória de Michelle é rica. Em 1970, Bachelet ingressa na Faculdade de Medicina da Universidade do Chile, onde se licencia em médica cirurgiã pediatra com menção em epidemiologia
No começo do governo de Salvador Allende, ingressa na Juventude Socialista do Chile. Em 1972, seu pai é indicado para um cargo no governo (Junta de Abastecimento e Preços).
Com o golpe de estado de 11 de setembro de 1973, Alberto Bachelet é detido na Academia de Guerra Aérea por "traição à pátria". 
Devido às torturas sofridas por parte de seus próprios camaradas, o General falece em 12 de março de 1974 no Cárcere Público de Santiago.
Bachelet continuou seus estudos e apoiando o Partido Socialista na clandestinidade, por este motivo é presa com sua mãe em 10 de janeiro de 1975 e posteriormente torturada e interrogada. 
Depois de um ano de reclusão, mãe e filha partiram ao exílio na Austrália, para partir mais tarde à Alemanha Oriental.
Bachelet continuou seus estudos e apoiando o Partido Socialista na clandestinidade, por este motivo é presa com sua mãe em 10 de janeiro de 1975 e posteriormente torturada e interrogada. Depois de um ano de reclusão, mãe e filha partiram ao exílio na Austrália, para partir mais tarde à Alemanha Oriental. Neste país, continuou seus estudos em Medicina na Universidade Humboldt de Berlim.
Sua prática profissional como médica foi rechaçada pelas autoridades, que levantaram «razões políticas». Todavia, aproveitou uma bolsa do Colégio Médico do Chile para se especializar em Pediatria e Saúde Pública no Hospital Roberto del Río. 


Primeira mulher a chegar à Presidência do Chile (2006-2010), Michelle Bachelet é a mais séria candidata da centro-esquerda chilena para as eleições nacionais que serão celebradas em 17 de novembro em 2013.
Após deixar a Presidência em 2010, assumindo em seu lugar  Sebastián Piñera.

 
Bachelet assumiu a direção do escritório da ONU Mulher, cargo que a distanciou da política chilena, sobre a qual tem se negado a opinar.
Em sua última visita ao Chile, por ocasião das festas de fim de ano, Bachelet disse que em março próximo comentará seu futuro político.
Ela vai voltar ?
Charlie Brown Jr , Ela vai voltar. Curta ai. http://www.youtube.com/watch?v=l50yFF-faV8

Nenhum comentário:

Postar um comentário