segunda-feira, 16 de julho de 2018

Cemitério de jovens empreendedores



Em 11 de junho de 1995 o jornal Zero Hora publicou um artigo meu com o enfoque: o governo é o grande obstáculo para empreender no Brasil. Desde aqueles tempos. Triste realidade. Hoje ? 

Naquele ano eu estava na presidência da AJE POA (Associação dos Jovens Empresários de Porto Alegre). Entidade pioneira no Brasil e fundada em setembro de 1984.
Por lá passaram jovens , relevantes , figuras do mundo empresarial. Não vou citar ninguém pois, certamente  cometeria muitas injustiças.
Dito isso: publiquei ontem no FB ,e no Instagram ,e algumas amigas e amigos não conseguiram visualizar tudo. 
Diante disso segue abaixo o texto.

Cemitério de jovens empreendedores
Gil de Kurts Gonçalves – Vice-Presidente de Atendimento da Upper Comunicações e Marketing e Presidente da Associação dos Jovens Empresários de Porto Alegre. Zero Hora, 11 de junho de 1995.

Quantas pessoas de seu relacionamento já lhe disseram que gostariam de abrir seu próprio negócio? Quantos começaram e quantos conseguiram mantê-lo até hoje? Certamente poucos fazem parte da terceira pergunta. Você sabe por quê? Porque este país é um verdadeiro cemitério de novos empreendedores. Um conjunto de fatos forma este cenário. A análise começa no próprio ambiente familiar, onde a grande vocação discursiva é dirigida para a medianidade. Correr riscos para quê se é mais fácil convencer o seu filho a preparar-se para um concurso público, sendo este um raciocínio lógico, ainda mais no período que ele possui todas as condições para buscar o contrario. Pais medianos, filhos que seguir a média. Siando do campo psicológico, vamos para o ambiente acadêmico: faculdades com perfil voltado para dar sustentação aos anseios concursivos e médios... da família. Neste ambiente não existe um esforço para formação de pessoas qualificadas do ponto de vista competitivo. Professores mal remunerados, portanto não os melhores. Mas, se você é um daqueles que não desiste fácil, já brigou com seus pais, não só nas diferenças conceituais de rock-sexo-drogas, mas também no seu destino profissional, e abre seu próprio negocio, o pior ainda esta para chegar. Será que existe alguém com poderes maiores do que os seus pais ou do que aquele professor mediano? Existe sim!. Alguém que você não enxerga, um sócio você não escolheu, um verdadeiro inimigo na trincheira: o governo. Não bastasse o seu gigantismo, soma-se a este outras características como : pacotes, normas e ações que matam os negócios ou lhe deixam inerte. Todo esse cenário nos faz campeão , também, na taxa de mortalidade de jovens empreendedores.
Muito mais do que enxergar estas realidades é preciso que se encontrem formas e ações que permitam melhorar esse cenário. Indiscutivelmente , existem alguns núcleos de trabalho vocacionados para tal. A Associação de Jovens Empresários de Porto Alegre estabeleceu , a partir deste ano, uma série de ações e atividades voltadas a reduzir a longo prazo esta taxa, instrumentalizando seus associados através de um processo de formação intelectual e técnica preocupado na sua essência com o alto risco que é empreender. Portanto , um jovem empreendedor deve ser alguém capacitado a avalia-lo e reduzi-lo. Queremos um conjunto com especialistas na área de formação acadêmica (de ponta) , empresários e executivos, criar o primeiro curso de extensão universitária com linguagem e programa curricular voltado aos jovens empreendedores. Sabemos que o desafio não é dos mais simples, mas chegaremos lá. Enquanto isso não acontece, você pode começar o seu próprio negócio. A não ser que você acredite em reencarnação e queira deixar para a próxima.

Uma outra foto para lembrar aqueles anos de AJE.
,Seminário da Reforma da Previdência.
Primeiro feito no Rio Grande do Sul graças ao trabalho, incansável, de nossa diretoria. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário