segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Refundação para os liberais?


De longa data tenho acompanhado o movimento dos liberais brasileiros. Corrigindo. Movimento dos liberais gaúchos. Aqui foi criado o IEE (Instituto de Estudos Empresariais). Forum da Liberdade. Debates relevantes. No entanto, nos últimos anos, os liberais brasileiros, ou melhor, os gaúchos deveriam visitar o conceito de “refundação”. Aliás, um enfoque popularizado por socialista ou seus adeptos. Os teóricos, locais que são globais, da tese liberal merecem meu total respeito. Particularmente sou apena um observador. Não um teórico. Aprendo sempre com o André Burger, Renato Malcon, Caco Souto, Paulo Afonso Feijó, Ademar Xavier e tantos outros. São autênticos. Óbvio que tudo pode ou deve ser debatido. Mas, creio que os liberais brasileiros ou locais estão fugindo do que deveria seu ponto vital: reinventaram-se. Não adianta apenas cooptar novos cristãos para suas teses.
Como ex-integrante do IEE fico a vontade para dizer: fechem. Reinventem-se. Que tal uma refundação? A expressão não é do jargão liberal, mas isso não deveria impedir que isso acontecesse. Ou deveria?
E.T. esse post é uma homenagem aos papos com o Burger e a provocação do Oscar Albrecht. Valeu.
Trilhas. Duas. Uma  do Barão Vermelho, Quando o sol nascer. http://www.youtube.com/watch?v=uGCxFxPdUKM
E ainda, no clima de Planeta Atlântida, vale ouvir Barão Vermelho, Tente outra vez. Do sempre vivo Raulzito com o Barão.

2 comentários:

  1. Concordo e recomendo o documentário "The Corporation". Com a idade, já está na hora de tentar entender o âmago das coisas, isn´t it? Mas, a primeira lição de atualidade, vem nas palavras do Marcelo TAS:
    "Vou te contar um segredo: já faz um tempo que direita e esquerda são como coelhinho da Páscoa para gente adulta. A gente até ainda fala dele, mas ele não existe mais, entendeu?"

    Saludos!

    ResponderExcluir
  2. Recomendaçao acatada. Após isso te aciono para, junto com nosso comum amigo Burger, debater não o filme e sim se o coelhinho da páscoa ainda existe. Vamos fazer isso antes do dia 24.04 , hehehe.

    ResponderExcluir