terça-feira, 15 de novembro de 2016

Ainda sobre a vitória de Trump




Lendo ,o sempre excelente  caderno ,EU& Fim de Semana da última sexta tem um artigo do historiador Kenneth Maxwell de Harvard que faz uma análise sobre a eleição do Presidente Trump e alguns cenários. A seguir alguns trechos.

Especialistas erram novamente
“uma coisa é certa: nenhum dos especialistas previu a vitória de Donald Trump (exceto o Michael Moore)...Eles estavam todos espetacularmente enganados.
Esse equívoco foi reincidência. Os mesmos especialistas erraram o resultado o resultado do plebiscito do Reino Unido sobre a permanência ou não na UE. Trump , havia dito em campanha, que a eleição americana seria “muito, mas muito maisque o Brexit”. E foi. 
O resultado produziu o maior mal-estar político da história recente dos EUA.

Sem obrigação com ninguém
Trump nunca ocupou cargo público nem foi eleito em lugar nenhum. Não tem experiência de governo. Assumirá a presidência sem obrigação política com ninguém. Isso aterroriza o “establishment” político e econômico. 


Perfil
É preciso reconhecer que entre seus partidários estava a ampla faixa de pessoas insatisfeitas e revoltadas com as elites metropolitanas e globalizadas que dominam os dois partidos . Hillary foi vista como representante do status quo. Ela não captou a crescente angústia e estranhamento da maioria dos cidadãos. Essa maioria incluía muitos homens brancos sindicalizados da classe operária privados de direitos, deslocados pela perda dos antigos empregos bem-remuneradosna indústria de transformação de todos os Estados da parte norte do Meio-Oeste que viram fábricas fechar e seus empregos  para o México e China nos últimos 20 anos.

Outro desdobramento importante
A vitória de Trump também fez com que o Partido Republicano mantivesse o controle da Câmara dos Deputados e do Senado. Duas casas controladas pelo mesmo partido. Isso terá implicações importantes para a futura legislatura e , sobretudo , para a futura composição da Suprema Corte.


Batismo de fogo
Pode ocorrer antes que Trump gostaria . A frota de batalha russa já esta reuniada na costa da Síria.  Putin , com seu aliado, o presidente Assad, vai sem dúvida atacar as áreas rebeldes de Alepo  antes da posse de Trump . Putin é habilidoso em criar “fatos concretos”.

O mundo não será o mesmo
Preocupações não faltam: um presidente americano não testado em um mundo muito perigoso. Uma agenda doméstica que vai subverter parte do consenso das últimas décadas . 
Trata-se de um desafio potencial às elites empresariais , financeiras e do poder público internacionais, que , pela visão de Trump , puxaram o tapete do trabalho americano médio .
O mundo não será o mesmo sob o presidente Trump. Isso é certo


Nenhum comentário:

Postar um comentário