A tragédia do voo que levou a Chapecoense para a Colombia é muito complexa.
Ao mesmo tempo , de minha parte serviu para resgatar a crença que nos outros - humanos - temos chances de resgatar a crença num novo mundo. Lembrando do sábio Edgar Morin.
O que é mais incrível e isso foi realizado em cidades carimbadas pelo mundo do tráfico.
Berço de Pablo. Dizer o quê? Que foi emocionante. Temos chance.
Falando em Edgar Morin segue uma reflexão, que na minha modesta opinião...faz sentido com esse post.
Os setes saberes indispensáveis enunciados por Morin são:
As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão
·
Os princípios do conhecimento pertinente
·
Ensinar a condição humana
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Ensinar a identidade terrena
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Enfrentar as incertezas
·
Ensinar a compreensão
·
A ética do gênero humano
A seguir, uma breve descrição sobre cada um dos
pontos apresentados por Morin como inspirações para o educador ou os saberes
necessários a uma boa prática educacional:
As cegueiras do conhecimento:
o erro e a ilusão
O conhecimento deve preparar o indivíduo para enfrentar os riscos e as situações da vida diária com sabedoria e discernimento. Para tal, é necessário que a educação desenvolva as características cerebrais, mentais e culturais para não induzirem ao erro ou ilusão.
O conhecimento deve preparar o indivíduo para enfrentar os riscos e as situações da vida diária com sabedoria e discernimento. Para tal, é necessário que a educação desenvolva as características cerebrais, mentais e culturais para não induzirem ao erro ou ilusão.
Os princípios do conhecimento pertinente
É primordial que os educadores apresentem aos seus alunos realidades locais ao mesmo tempo em que as contextualizem com acontecimentos do mundo. Isso porque acontecimentos e conhecimentos fragmentados dificultam o entendimento e o conhecimento global.
Ensinar a condição humana
O ser humano é uma unidade complexa. É um ser que ao mesmo tempo é físico, biológico, psíquico, cultural, social e histórico. Assim, as disciplinas escolares devem integrar os conteúdos promovendo o desenvolvimento do humano na sua totalidade.
Ensinar a identidade terrena
Mostrar aos educandos que o acontecimento da localidade interfere na totalidade e que tudo está interligado, ou seja, as decisões e atitudes de um local podem atingir toda a humanidade pois vivemos em uma imensa comunidade, com destino comum.
Enfrentar as incertezas
É preciso saber lidar com as incertezas, limitações, imprevistos e novidades que surgem a cada dia. A escola deve preparar os alunos para que sejam capazes de enfrentar esses desafios inesperados, fortalecendo as suas estruturas mentais e assim resolvendo seus problemas de modo construtivo baseado em situações anteriores.
Ensinar a compreensão
A comunicação não garante a compreensão e um dos obstáculos da educação é a compreensão. Muitas vezes o mal entendido gera conflitos e a diferença de cultura, a falta de respeito à liberdade e o egocentrismo são fatores que devem ser observados para compreender o outro e o eu. A compreensão favorece o pensar pessoal e global.
Para Morin,“se descobrirmos que somos todos seres
falíveis, frágeis, insuficientes, carentes, então podemos descobrir que todos
necessitamos de mútua compreensão.”
A ética do gênero humano
A ética deve conduzir o humano a um caráter sociável e humanizado. O educador deve despertar nos alunos a consciência de que tudo o que se faz reflete em nós mesmos e, para que tudo fique bem para todos, é necessário ter consciência dos atos praticados, desenvolvendo no ser humano suas aptidões individuais e coletivas.
Trilha https://www.youtube.com/watch?v=j9tAJ3ZyLMY&list=PLuAAZWzru38nxaNiRFg4kKbTHquXzaZjN
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