domingo, 3 de abril de 2011

Fiquei de cara. Censura à Caras?



A revista Caras é um sucesso. Merecido. Cá entre nós  ninguém imaginaria que a publicação fosse vítima de censura. Censura prévia. O caso , mais recente, que lembro foi com o Estadão. Família Sarney. Do ponto de vista legal vale lembrar o que diz  Edilsom Farias, Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Brasília-UnB, Doutorando em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, Professor da Universidade Estadual do Piauí -UESPI e Promotor de Justiça. Diz: há uma inegável antinomia entre censura e democracia. “Como é fácil ver, democracia e censura são termos antitéticos, antagônicos, inconciliáveis. A democracia é inconciliável com a censura porque a censura obsta o regular funcionamento da democracia. É que a das condições essenciais para o funcionamento da democracia é a livre circulação de idéias, opiniões, fatos e o pluralismo político, ideológico e artístico. E a censura é uma imposição autocrática e unilateral de idéias e opiniões. E a instituição do monopólio político, ideológico e artístico na sociedade, conforme observou-se durante amarga experiência de regime de censura imposto pela ditadura militar, que até recentemente vigorou em nosso País. Aliás, cumpre evocar que a censura está sempre aliada aos regimes autoritários e antidemocráticos. Assim, por violar um direito dos mais caros ao homem, a liberdade de expressão e informação (hoje considerada uma instituição fundamental para o funcionamento da democracia), a censura torna-se incompatível com a democracia.”

O cara que pediu e levou a censura foi o Doda , conhecido por seu desempenho hípico e por sua relação com a milionária Athina Onasis .Na foto acima com a Cibele.

A Constituição Federal proíbe censura prévia. Tem lei que pega e outra que não pega. ...
A revista foi para as bancas cheia de tarjas pretas. Pobre decisão judicial. 

 Na web é possível ler a carta ,na integra. Viva a liberdade da web. Clique: http://www.cnews.com.br/tvaver/cibele-dorsa-comete-suicidio-veja-a-carta-deixada-por-ela/
Trilha , Paralamas do Sucesso, Lanterna dos Afogados. http://www.youtube.com/watch?v=n7OZBeVfgbs

Nenhum comentário:

Postar um comentário