terça-feira, 21 de agosto de 2018

Otávio Frias Filho. Uma simples homenagem.


Hoje partiu uma das grandes referências do jornalismo brasileiro. 
Um cara que desde os  anos oitenta fez uma revolução nesse  segmento. 
Jovem enfrentou, numa época complexa, o status quo do então poder vigente.
Da porta pra fora.
Da porta pra dentro também.
Não o conheci pessoalmente. 
Somente seus textos e suas ideias,sua revolução.
Aliás, na temática jornalismo tenho o privilégio de ter aprendido e continuar aprendendo graças a ele. Entre outros.
Explico.


Meu pai , João Batista Gonçalves, foi um deles.
Uma outra referência de destaque no Rio Grande do Sul meu tio Abel Gonçalves.
Claro, que nenhum dos dois pode ser comparado ao Otávio. 


Meu primeiro vestibular , fracassado , na UFRGS foi para jornalismo.
Não preciso dizer que sou um cara analógico. 
Fruto da idade e do meu dna 
sou um cara adepto da leitura física,  seja na literatura ou no dia-a-dia.
Claro, também , preciso referir ao meu querido filho, João Praetzel que também decidiu seguir essa trilha. 


Mais ainda tem um competente tio , dele, o querido amigo Alexandre Praetzel.


Ou seja referências e vivências não faltam para frente ou na base.
Dito isso: 
Após acordar hoje, sabendo da partida do Otávio Frias Filho fiquei pensando: qual ano comprei o primeiro exemplar? Qual ano assinei (na física ou na jurídica) essa relevante publicação ? 
Quanto ao comprar lembro que foi nos meados dos anos  80 , quando apesar de ter um trabalho simples (office boy)  , comprava raras vezes numa banca na Praça da Alfandega em Porto Alegre. 
Depois, nos anos 90, na banca do Vilela na Vicente. 
Somente aos domingos.
Voltando ao talentoso Otávio: 
Escolhi um texto dele de 1995, memorável, para registrar aqui minha admiração ao seu talento como jornalista e empreendedor.
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/08/otavio-frias-filho-fim-da-historia.shtmlhttps://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/08/otavio-frias-filho-fim-da-historia.shtml
Uma trilha para fechar esse post
https://www.youtube.com/watch?v=XayGmjvm52ohttps://www.youtube.com/watch?v=XayGmjvm52o
Espero que curtam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário