sábado, 4 de agosto de 2018

Neymar ,KFC e O Boticário. Que semana hein parça?




A Copa acabou no dia 15 de julho passado.  Isso todo mundo sabe.
Para alguns, não.
É o caso do Neymar e da marca de aparelhos de barbear.
Se ele tivesse feito dentro de campo, o que ele “fez” no mundo digital, provavelmente o Brasil teria sido campeão.
Brincadeiras a parte abrimos a semana com a veiculação de um  comercial no horário nobre, no último domingo, com um comercial da Gillette tentando casar o conceito começar um novo dia de barba feita ou de cara nova com fazer a barba da imagem do jogador.


No entanto, ao tentar barbear a imagem do atleta, a marca acabou se cortando. Ou melhor: não contribui nem para posicionar melhor sua imagem e a  dele. O comercial saiu pior do que quando o nosso país deixou  a Copa.
Como comentei, no programa do Nando Gross (rádio Guaíba, Porto Alegre) na segunda de manhã, em  gestão de conflitos e imagem não existe tratamento alopático. A melhor escola é a da homeopatia. Enfim, não basta cortar a barba. Não funciona. Alguém poderá perguntar qual métrica para avaliar isso? Só olhar o post do comercial no You Tube. Em números redondos temos, hoje, 60 mil não gostaram e 36 mil curtiram. Nem vou referir  as várias plataformas digitais que repercutiram, negativamente, a ação da marca.
Uma frase que li ,numa delas,  fala um pouco sobre o engano dessa ação: “não acredito que o Neymar esta ganhando para pedir desculpas...”.


Dito isso vale lembrar que antes do filme veiculado com ele ,no último domingo,  a rede de fast food KFC pegou carona nas “roladas, do Neymar e fez, no início de julho,  um comercial brincando com o “rolar” do jogador brasileiro. Abaixo , quem não viu, poderá conferir o link.
Tá você deve estar pensando o quê Neymar, Gillette, KFC possuem em comum com O Boticário?


Essa marca de cosméticos lançou no dia 27 de julho sua campanha do Dia dos Pais. 
Um comercial só com negros. 
Teve mais de 6,5 milhões de visualizações no You Tube. 
O que saltou aos olhos foi a quantidade de não gostei. Mais de 16 mil. 
Até ai tudo bem. O que foi triste então? A quantidade de comentários racistas.
Resumo da ópera: a marca de barbear tentou fazer um reposicionamento de imagem e parece que não se deu bem. A KFC surfou na onda, ou melhor, no rolar do Neymar e se deu bem. O Boticário, novamente, fez um golaço com essa campanha, pois além de uma narrativa competente permitiu que soubéssemos que o racismo esta longe de acabar nesse país. Triste.
A seguir os links desse post. Começo com minha participação no programa do Nando Gross e depois com o comercial da Gillette, da rede KFC e do O Boticário.
Comercial da Gillete
https://www.youtube.com/watch?v=lJRjk0SGcqQhttps://www.youtube.com/watch?v=lJRjk0SGcqQ
Comercial da KFC
https://www.youtube.com/watch?v=hdpYlrX9rzAhttps://www.youtube.com/watch?v=hdpYlrX9rzA
Comercial de O Boticário
https://www.youtube.com/watch?v=Aa-wZefbriMhttps://www.youtube.com/watch?v=Aa-wZefbriM





4 comentários:

  1. Dos três comerciais, gostei mais do KFC. O mundo da propaganda é incrível e, jamais vamos agradar a todos.

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  2. Com certeza amigo Francisco o melhor é o da KFC. Viva a boa e criativa propaganda. Gracias pelo prestígio.

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  3. Gil, Fostes perfeito na análise dos comerciais a da KFC embora a empresa negue semelhança com Neymar é muito bom! Pena que ainda tenhamos que enfrentar essas situações no nosso dia á dia! Abraços!

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    1. Muito obrigado pelo prestígio da leitura e comentário. Pena que o perfil não esta identificado. Abração.

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