segunda-feira, 6 de junho de 2011

O fim do dualismo no RS ?



Hoje assisti, na plateia, um dos mais relevantes chamamentos aos gaúchos. 
Já ouvi tais apelos, em petit comitê, em discussões acadêmicas, em conversas com amigos... Enfim, em esferas limitadas na sua capacidade de repercutir.
Hoje foi diferente


Ouvi  uma convocação, para que nós – gaúchos- mudássemos  a lógica que nos forjou até a presente trajetória.  Um chega pra lá  nessa tradição secular: se alguns são a favor, outros devem ser contra.  Esse foi o momento histórico do Congresso de Marketing da Advb RS, nessa tarde.  Obviamente, na minha modesta opinião. 
O Congresso, antes de acontecer, já prometia uma excelente jornada. 
Daniel Santoro, competente Presidente da Advb,  conseguiu reunir três líderanças únicas  de nosso Estado:  
 Ricardo Vontobel, Nelson Sirotsky e Jorge Gerdau.   
 Os palestrantes, cada um com seu enfoque, contribuíram para a reflexão proposta pela temática da tarde: “marketing de resultados”.   
No entanto,  a grande contribuição veio no painel de perguntas liderado pela jornalista Glória Maria (aliás excelente participação). Graças a sua provocação é que Nelson não fugiu da raia e fez um apelo  histórico. Reconheceu que o vírus inibidor da  melhoria competitiva do Estado é essa danosa tradição, dualista, geneticamente incubada na gauchada. Resumindo aqui tudo é disputa. Mesmo que seja para o RS perder. Não precisamos recorrer á competição dos  Maragatos com Chimangos, Vermelho com Azul, “Esquerda com  Direita”.


Podemos observar isso no dia a dia no trânsito. Explico. Basta um motorista ligar o pisca que, provavelmente, outro considerará uma disputa. Vai fechá-lo. Dirá: comigo não!
Espero que a proposição, corajosa e  contemporânea do Sirotsky somada  às  contribuições do Ricardo e Jorge – nesse capítulo – estimulem a criação de um movimento novo. Aparelhado pela melhores práticas de marketing. Assim teremos chance de   construir um novo Estado e romper com a lógica "Partido" que vivenciamos desde nossa mais remota configuração. Ou melhor, da nossa lógica “partida”. 
O fim do dualismo é um sonho? 

Proposto por gente da cepa dos palestrantes, acredito que não. 
Não  será um sonho de outono.
Aguardemos. 

Enquanto isso curta Mariza (com z mesmo) e Gilberto Gil , A Paz. http://www.youtube.com/watch?v=AwI97S_nWn0

5 comentários:

  1. tomara que este sonho de outono não seja um sonho...

    ResponderExcluir
  2. A bola foi levantada ontem , no evento, resta saber quem vai colocar em jogo? Espero, que dessa vez, tenhamos jogo. Caso sim ,te asseguro que nao estarei nas arquibancadas.

    ResponderExcluir
  3. Legal Gil...espero que este jogo aconteça...
    bom dia

    ResponderExcluir
  4. Exelentes tuas observações, estou torcendo com bandeirinha e tudo mais.

    ResponderExcluir
  5. Valeu a leitura e registro Alzirinha. Vamos torcer para que a Advb tome a iniciativa e faça acontecer.

    ResponderExcluir