sexta-feira, 16 de março de 2012

Duda Melzer e uma happy aula.


 
Em 15 de março de  1962  o presidente americano John Kennedy institui o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Configurou  os fundamentos de uma nova relação entre fornecedores e consumidores no mundo todo estabelecendo quatro direitos fundamentais: direito à segurança, informação, opção e à ser ouvido. Nesse cinquenta anos muito se brigou para a vivência desses conceitos. Considero o mais importante , desses direitos, o de opção. 

O exercício dele só foi e , é possível, graças ao mundo da comunicação. Refiro-me ao acesso a informação – seja ele editorial ou publicitário – somado ao pilar estratégico desse universo, que é a competição empresarial. 
A arena central desse embatel é a mídia em suas várias faces. 
A capacidade das organizações de se comunicarem e  construírem suas marcas, na mente e no coração dos consumidores, esta na mídia. 

O ponto de venda, a última milha , é o round final de uma disputa construída por competências estratégicas e táticas. Produto, preço , distribuição são vitais. Mas, todos sabemos , que  cada vez mais que essa variáveis possuem diferenças pouco percebidas.  
 Resta o quê ? A  força da comunicação para fazer a diferença. 
Hoje, assistindo a palestra do Duda  Melzer da RBS, renovei a crença que nunca deixei de ter. Ele falou para um auditório lotado na Agas (Associação Gaúcha de Supermercados do RS) e mostrou cinco cases de sucesso que contemplam a força da comunicação como diferencial competitivo de empresas gaúchas de sucesso local e nacional. Lojas Colombo, Ducatti, Iesa , Stara e Lojas Renner.
Fui num happy hour e sai como uma happy aula. 

Desculpem o trocadilho mas, é a melhor definição para a palestra do Duda. Sintetizando:  “não adianta ter o melhor  produto, o melhor preço ou distribuição se você não construir sua marca e a preferência dos consumidores. Isso é feito  via comunicação. 
Para construir tal posição além, da mídia é necessário suporte inteligente. Inteligência de planejamento, de criação. 
Onde encontrar? Nas boas agências de propaganda. 
Independente do tamanho físico. 
Procure uma agência estruturada e coloque seu case na próxima palestra do Melzer.
Trilha com Pato Fu, Antes que seja tarde.
http://www.youtube.com/watch?v=ZwU8gqh8T08

Nenhum comentário:

Postar um comentário