domingo, 6 de março de 2011

Walter, Emancipa e Luciana.

Este  final de semana, do ponto de vista editorial, tem dois exemplos extremos . Um positivo: A revista Veja contempla, em suas páginas amarelas, o libertário Walter Williams. Muito boa.

Tive a felicidade de ouvi-lo em um encontro do IEE (Instituto de Estudos Empresarias) na década de 90. Ele participou de um Fórum da Liberdade. Bons tempos aqueles.Uma pauta global. Suas ideias merecem reflexão.


No outro extremo, negativo, publica matéria críticando  a  ex-deputada Luciana Genro por sua iniciativa de criar o Emancipa. Um curso preparatório para alunos que irão participar do Enem e que, comprovadamente, sejam socialmente carentes. Vale dizer que a revista, de cara, exerce sua face tendenciosa. Usa fotos desfavoráveis tanto para a Luciana quanto para o Governador. Sem falar no texto. Mais. Não utilizou um dos princípios básicos do bom jornalismo: ouvir todas as partes. Nem a ex-deputada, nem os beneficiados. Nada. Apoiar o Emancipa não tem lado. Não é uma questão ideológica. Como já disse Fernando Pessoa, “Tudo vale a pena, se a alma não é pequena”.
Como ex-Juliano achei legal a Luciana escolher, para sediar o Emancipa, o colégio que já foi  um ícone do ensino gaúcho. Só falta incluir o xadrez como atividade. Quem freqüentou o colégio , na década de 80, sabe do que estou falando. Enfim, vale lembrar o que disse Walter na entrevista: “a melhor coisa que os brasileiros poderiam fazer é garantir educação de qualidade”. Viva a liberdade de expressão e de ação. Ação em prol da educação sempre é merecedora de elogios. Independente de que lado você esteja. Parabéns Luciana.


Para ilustrar iniciativas que rompem com a lógica tradicional vale lembrar a história de 11 jovens carentes do Rio que tiveram suas vidas transformadas pela música através do projeto Villa-Lobinhos. Ponto de partida do documentário, de 2009,  Contratempo. Só um pequeno exemplo de quão importante é um movimento em prol da mudança, na educação. O crédito , nesse  caso, é para Malu Mader.





Nenhum comentário:

Postar um comentário