segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

corpo e alma , viva Descartes


Paixões da Alma.
No final de semana usei uma citação de René Descartes no episódio do Ronaldinho. Creio que adequada. Recebi vários retornos concordando , conceitualmente , com a analogia.  Não sou um expert em Descartes. Mas o pouco que conheço me faz reverenciá-lo como um pensador relevante para alimentar minhas reflexões. Contribui de maneira decisiva para que eu entenda  as paixões da alma, ou melhor  de minha alma.Contribui para minhas reflexões sobre as distinções entre corpo e alma ou corpo e espírito. Essa última hipótese é a que mais me enquadro. Corpo e espírito. Não é fácil viver o dia-a-dia pautado por tal reflexão. Poucos vivem seus dilemas existenciais sob essa perspectiva. Ética e cotidiano configuram  uma complexa equação diária. As paixões d’alma e do corpo são prá lá de lúdicas . Forma um mix critico: razão e emoção. . Segundo Descartes estamos condenados a sentir paixões ,mas ao mesmo tempo, considerar  possível controlá-las e que tal competência é uma questão de método. Divirjo. Alma , paixão e razão não combinam com método. Paixões da Alma estão no campo da emoção Método rasga a emoção. A emoção inibe a razão. No limite é  um dilema filosófico. Contradição? Sim ou não ?  Aguardo outra abordagem do   Mestre Descartes.
Enquanto ele nao volta duas trilhas  para esse post, espero que curtam:                                               
http://www.youtube.com/watch?v=NLHS1kP0Ztk&NR=1 Kleiton e Kledir , Corpo e Alma

http://www.youtube.com/watch?v=L-JQ1q-13Ek – Simon e Garfunkel, The Sound of Silence
Imagem by muraldosescritores.ning.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário