domingo, 30 de janeiro de 2011

“O erro faz parte disso, isso é poesia."

Ontem postei um comentário sobre um dos Cadernos da Claire Fay. Diante da informação que a autora havia cursado a Academia de Artes de Praga fui para o novo/velho Google tentar  descobrir quais artistas haviam cursado tal escola.



Lá encontrei  o Blog da Cultura que me permitiu conhecer  o trabalho do Miroslav Tichy. Na verdade graças à jornalista Kelly Souza conheci a sensacional história. Sensacional é pouco. 


No Blog, assinado pela jornalista, tomei conhecimento sobre a “novelesca”história do Tichy. 

Para entender a expressão “novelesca” é vital saber que o cara viveu, por mais de 20 anos em Kyjov, cidade da Morávia. Um andarilho, maltrapilho e barbudo, que vagava pelas ruas da República Checa com câmeras fotográficas caseiras feitas de papelão e outros materiais improvisados. 

Buscava em praças, parques, piscinas, estação rodoviária e outros locais públicos, seu objeto de desejo e obsessão: as formas femininas. Entre as décadas de 60 e 80, Tichý disparou de forma clandestina cerca de 90 fotos por dia. 


A história desse talentoso artista é digna de um folhetim. Somente  em 1981, seu acervo pessoal, até então secreto, foi descoberto por um vizinho. Seis anos, depois de ganhar em 2004 o Prêmio da 1.ª Bienal de Arte Contemporânea de Sevilha, Tichý começou a ser conhecido fora de Kyjov.

O mundo começou  a se interessar pelo excêntrico e desconhecido artista. Em 2010, o International Center of Photography (ICP), em Nova York, realizou a primeira mostra. Depois de décadas ele foi reconhecido como artista. 

Segundo ele: “O erro faz parte disso, e isso é a poesia”.

Para conhecer mais sobre o artista clique nesses dois endereços: http://www.tichyocean.com/ ou www.cultura.updateordie.com
Imagens do site Tichyocena.com
A trilha não poderia ser outra: Gentileza, com Marisa Monte http://www.youtube.com/watch?v=mpDHQVhyUrY

Nenhum comentário:

Postar um comentário