quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Rápida reflexão sobre empreender, vencer ou perder.


O tema exige muito espaço para discorrê-lo, além disso, parece estar para lá de esgotado. Melhor, talvez já cansativo. Vamos economizar. Muito ou quase tudo já se falou sobre empreender no Brasil. Carga tributária absurda que empurra os novos empreendedores para a cesta da sonegação, da informalidade. Parte menos dolorosa de tal experiência, tema para outro post. Carga tributária talvez seja apenas uma, das várias faces, que assombra a vida real ou o sonho de começar um negócio. Daria para falar da burocracia, da falta de política e a falta de um arcabouço social para exercitar tal imaginário. E não estou falando de governo. Daria para falar do ambiente familiar que pouco estimula empreendedores. Por essas bandas só loucos empreendem. Não é verdade. Sonhadores empreendem. Claro que tem sonhadores e loucos com sorte e de uma maneira ou outra avançam. Com certeza mais competentes do que loucos e sonhadores. Esses dois prosperam e têm êxito. Voltando aos que não vencem é necessário anotar que quando se perde a batalha não sobra pedra sobre pedra. O que inibe os vencidos e os novos. Verdade seja dita: muitos vencem, mesmo já tendo perdido uma vez. Moral blogueira: para muitos empreendedores perder não significa perder. Dá pra voltar e vencer. Tem mais. Empreender não é um verbo que se conjuga na jurídica, mas também na física. Lado A e lado B. Na mesma bolacha.
Para exercitar tal equação é bom combinar com sua mente, aliados, BNDES e outros tantos. Cá com meus botões acredito que necessite muito mais. Creio que o principal ingrediente seja ideológico. Ideologia tem léguas de distância do interesse.
É um ato de fé, racional. Para tal ideologia é mister não contar com governos, políticos, parentes e falsas ilusões. Um post com nada de novo. Mas quem disse que esse espaço é para falar do novo?  Não se iluda. O que parece ser novo na nossa vida física, ou jurídica, pode ser o velho. Vale saber sobre velhos aprendizados. Nem deveriam serem chamados de velhos. Repetitivos, talvez. Redundância é uma forma válida de aprender.
Tema no vídeo é Barão Vermelho , O Poeta esta Vivo. Viva!
Imagem:
miniweb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário